22 de nov. de 2008

balanço segundona

Onze motivos para o Corinthians comemorar

Não preciso nem esperar o jogo do Timão, contra o Avaí, acabar. A tarefa da Série B já foi cumprida há algumas semanas. O corintiano pode (e deve) vibrar bastante com o ano de 2008. Para quem duvida, onze bons motivos - inclusive para acreditar em um 2009 competitivo:

1
O treinador é bom. Transformou uma salada de contratações em um time que todos decoraram a escalação titular. Mano Menezes, além disso, não ficou cavando uma vaguinha midiática entre os treinadores top. Sabe que ainda tem a evoluir.

5 A impressão é de que esse time não passaria vergonha na Série A. Brigaria pela Sul-Americana, pelo menos. Talvez Alessandro e Herrera não continuem titulares em 2009, mas serão peças importantíssimas. André Santos e Douglas precisam confirmar, na elite, tamanha badalação - aposto mais no camisa 10.

3 Se não encheu tanto os bolsos quanto imaginava, pelo menos o Corinthians deu uma chacoalhada no marketing do futebol brasileiro, antes exclusividade do São Paulo. Kit 'antiabandono', camisa roxa, animadoras de torcida gostosas, foto do doente no manto, livro de fotos...

4 A zaga alvinegra não fica devendo muito às defesas de Grêmio e São Paulo. Chicão e o capitão William são firmes, têm personalidade. De quebra, o primeiro é goleador.

27 Depois da enésima tentativa frustrada de dar início à construção de uma nova arena, o clube começa a se dar conta que a casa corintiana é, e sempre será, o Pacaembu. Pode chamar de seu. O estádio transpira Timão.

6 Se a situação política ainda não é tão transparente quanto prometeu a diretoria, pelo menos vivemos um momento em que a imprensa pode atuar. Freqüentemente, Folha, Estado e Diário publicam notas sobre as contradições e bastidores do poder alvinegro.

7 O quarteto do meio-campo do Corinthians veio chegando, a conta-gotas, durante o ano e se entrosaram de forma impressionante. Elias, principalmente, joga muito.

10 É sempre bom lembrar que a mídia viu-se obrigada a dividir as atenções da Série A com a Segundona. As passagens recentes de Palmeiras, Botafogo, Grêmio e Atlético-MG pelo purgatório não fizeram tanto barulho quanto agora - a ponto de a Globo reservar o sábado à tarde para o Timão.

9 Convenhamos, passar um ano calmo - apesar de o sofrimento ser o combustível do torcedor - poupou os corações corintianos. Para não dizer que foi totalmente sossegado, a derrota na Copa do Brasil...

31 Essa, eu, como jornalista, não curto muito, mas o torcedor /espectador não tem nada com isso. Nenhum outro time tem tantos comentaristas declarados como o Corinthians. O que deixa as mesas-redondas chatas - para os outros, não para os fiéis.

17 O principal motivo a comemorar é que o clube tem chance, estando na Série A - se não der de novo na Copa do Brasil - de conquistar uma vaga para disputar a Libertadores no ano do centenário, em 2010.

Nota do ridículo
Reportar violência é propagar violência, mas não dá para deixar de comentar a troca de socos em campo, durante o segundo tempo contra o Avaí - os brigões corintianos foram ovacionados pela torcida. Podiam passar sem essa. Encerramento do belo ano corintiano com chave de lata.

Nota do relógio: este horário abaixo foi 'pau' da net. Postei por volta das 17h40.

Fotos: reprodução NikeFutebol.com

Um comentário:

Unknown disse...

É, a segundona foi menos sofrida do que eu pensava!! Voltamos para o lugar do qual espero nunca mais sair!!!
Ah, um comentário sobre o marketing do Corinthians em 2008. Houve um aumentou cerca de 45% no faturamento neste ano. Também, era quase uma camisa nova por semana... hehe

 
BlogBlogs.Com.Br