3 de dez. de 2008

craque 90: taffarel

Sai que é dele

Galvão Bueno acabou utilizando o bordão com outros goleiros, mas o 'Sai que é sua, Taffarel!' está tão eternizado quanto o 'Ayrton Senna, do Brasil!'. Segundo o próprio narrador, a fala surgiu em um momento de desespero, mas à medida que a Seleção jogava, o camisa 1 interceptava as bolas cruzadas - e pegava pênaltis.

Enquanto foi o principal camisa 1 do Brasil - titular por cerca de dez anos - Taffarel foi muito criticado, rotulado de frangueiro. Ainda bem que o tempo faz justiça. Hoje, todos se referem a ele da maneira correta: um goleiro calmo, seguro, bem-colocado. Tanto que é o goleiro mais lembrado pela boleirada que elege seus onze na seção 'Meu time dos sonhos', da Placar.

Como sou fã dos controversos e dos perseguidos - como Rubinho Barrichello - sempre gostei de Taffarel e o defendia nas discussões da molecada. E olha que sua fase mais espetacular e milagrosa, pelo Internacional, eu era pequeno e pouco vi. Fiquei triste quando ele falhou contra a Bolívia, em 1993.

O currículo tem poucos troféus, mas significativos: a Copa do Mundo de 1994, Copa da Uefa pelo Parma (na reserva, por ser estrangeiro), Estadual e Conmebol pelo Atlético-MG (grande ídolo da Massa) e, para mim, o mais importante, por ser na curva final de sua vitoriosa carreira, a Copa da Uefa de 1999/2000, pelo Galatasaray-TUR, pegando pênalti na decisão. Fora isso, reconheçamos que bem antes de Júlio César, Doni, Gomes, Renan e companhia, ele foi atuar na Europa.

Se Gilmar dos Santos Neves me permite, aqui está o camisa 1 da minha Seleção Brasileira de todos os tempos.

Foto taça: Reprodução Fifa.com
Foto Galatasaray: Reprodução BBC Sports

3 comentários:

Alexandre Massi disse...

bacana Fernando!! seu link tb já está devidamento colocado.

confionomengao disse...

O seu blogue é muito interessante.
Agora, deixa eu comentar sobre sua postagem.
Pra mim, o Taffarel foi o melhor goleiro da seleção dos últimos tempos pela segurança que ele adquiriu com o tempo, maturidade e treinamento. Hoje em dia ele é um empresário do futebol como muitos que há por aí.

Abraços!

www.ConfionoMengao.blogspot.com

Unknown disse...

Só duas retificações, BH: a falha cotnra a Bolívia foi em 1993, nas Eliminatórias para 94. houve outra contra o mesmo adversário, na final da Copa América de 1997, mas deu Brasil - outro título do goleiro, no jogo que ficou famoso pelo "Vocês Vão Ter que me Engolir" do Zagallo, que deu um show de deselegância no mesmo discurso ao xingar jornalistas (todos de fora da Globo), entre eles o Datena, que depois respondeu pedindo respeito ao sobrenome de seu pai, "que morreu duro, mas morreu honesto".

Abração, meu querido!

 
BlogBlogs.Com.Br