1 de dez. de 2008

flamengo: caio júnior

Ele merece defesa?

Sim, merece. Talvez agora não fosse o momento, com o torcedor rubro-negro irritado com a iminente perda da classificação para a Libertadores. Mas falar depois que os ânimos se acalmaram é fácil. Então, vamos lá.

Caio Júnior perdeu vaga para a competição continental no ano passado, pelo Palmeiras, na última rodada, jogando no Parque Antarctica. Ontem, no Maraca, o Flamengo se complicou na disputa. Ok, mas vejamos por outro ângulo: são três anos seguidos que o treinador briga no topo da tabela do Brasileirão - em 2006, comandou o modesto Paraná rumo à Libertadores. E mais: treinando os três times desde o início do campeonato, o que é uma façanha no futebol brazuca.

Também se deve valorizar profissionalismo, postura diante da imprensa, relação cordial com os jogadores. Nisso, ele também é bom. E o seu 'dia do fico', quando recusou proposta milionária das arábias, foi um exemplo importante de comprometimento.

Segundo adiantou a imprensa carioca, ele deverá se mudar para o Japão ano que vem. A maioria dos torcedores do Flamengo dirá 'já vai tarde', mas sentirão saudades, dependendo de quem for o substituto. As vaciladas do Fla em 2008 se devem muito mais ao humor dos atletas do que ao trabalho do treinador. Se a era do chinelinho deu uma trégua na Gávea, a do salto alto chegou com tudo.

Foto: Marcia Feitosa/Fotocom.net

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala Fernando! Embora alguns argumentos seus sejam corretos, tenho outros q torna questionável o trabalho do caio jr. vejamos: O único trabalho dele q foi sensacional foi a classificação do Paraná. Com Flamengo e Palmeiras ele tinha um bom elenco e conseguiu ficar fora da libertadores, mesmo q ainda tenha esperança. Sua postura para resolver problemas internos é omissa, não conseguiu manter o grupo unido. Se pensarmos bem, o fla só jogou bem mesmo, enquanto ele teve nas mãos o esquema armado por Joel. Estamos no final do campeonato e até hj ele não definiu o time titular. Escala mal e substitui pior ainda. Qnt a sua não ida para a Arábia, não se iluda, ele só ficou porque o Fla colocou muito dinheiro na mão dele. Na verdade o caio vive até hj da fama q construiu no Paraná, depois disso, o que mais de significativo ele conseguiu? Pode ser q me engane, e ainda morda a lingua, mas não vejo nele um brilhante técnico. Tem mais fama do q merece.
Abção

Rogério Arantes disse...

Analisando friamente o trabalho do Caio Júnior no Flamengo foi realmente bom, manteve o time sempre entre as 7 primeiras posições durante todo o campeonato e ainda teve esse episódio do "dia do fico".

Porém, aquela união que o grupo tinha com o Joel no comando (que ficou exposta principalmente na reta final do Brasileirão de 2007) acabou, surgiram muitos problemas internos que ficaram mal resolvidos entre jogadores, Caio e diretoria.

Agora, o fator determinante para a saída do Caio foram essas inúmeras "tragédias" dentro do Maraca.

Sim, a culpa maior disso pode não ser memso do Caio, mas a cultura de treinador no futebol brasileiro todos sabem como é, quando o time não consegue os resultados (nesse caso do Flamengo, os resultados seriam a vaga na Libertadores) quem vai embora é o treinador.

O meu favorito pra vaga dele é Renato Gáucho...

 
BlogBlogs.Com.Br