12 de jan. de 2009

estaduais 2009

Trajano: "O Juca quer matar o Ameriquinha!"

Aproveitando a chegada dos Estaduais, resgato essa opinião do jornalista José Trajano. Em abril de 2007, fui a um evento organizado pela revista Caros Amigos, em que ele e Juca Kfouri bateram descontraído papo com o público. Quando chegou minha vez de perguntar, Juca já havia saído, pois tinha que correr para a rádio e apresentar, ao vivo, seu CBN Esporte Clube. Pedi então a opinião do Trajano sobre os Estaduais, tão combatidos pelo Juca. Argumentei que a razão de o clube pequeno existir é receber a visita do grande. Ele concordou e deu divertida resposta, que guardo gravada. Com a palavra, José Trajano:

"Nossa discordância [entre ele e Juca] é brutal. Já brigamos na televisão, inclusive ao vivo, várias vezes. O Juca defende uma tese que é exatamente oposta a isso [referindo-se ao meu argumento]e eu estou do outro lado. Talvez por ser torcedor do América [do Rio, hoje na Segunda Divisão] e entender bem esse tipo de problema que você falou, como torcedor do Noroeste. Eu acho que o campeonato estadual é nossa paixão primeira. É mais importante ver meu time ganhando do adversário local. Um amigo meu diz que se acabar o campeonato estadual, acaba a segunda-feira. Porque a graça da segunda para o corintiano, o são-paulino e palmeirense é passar pelo adversário no seu local de trabalho e poder tirar sarro daquele cara. Brincar com aquela pessoa.

"Com essas teses de acabar com os Estaduais, o times pequenos vão acabar. No fundo, o Juca e quem mais defende o calendário sem o Estadual querem assassinar esses times. O Juca quer matar o Ameriquinha! O Juca quer fuzilar o Noroeste! Eles querem que permaneça quem tem competência, quem for grande. Mas que grande é esse que tem competência? Corinthians tem competência? [risos - à época, havia o imbróglio com a MSI]

"Então, eu acho que os campeonatos estaduais têm que continuar, são a paixão principal. É a chance de ver de perto os times da capital. E vou brigar com quem é contra essa idéia, porque não quero ver o meu time morto, porque se não houver os Estaduais, vários times vão desaparecer.

Foto: reprodução site ESPN Brasil

3 comentários:

Anônimo disse...

BH, o Juca é um jornalistae tanto, mas nessa questão comete um erro primário. Sem Estadual, ou mesmo com eles enfraquecidos, os pequenos desaparecerão ou se tornarão varzeanos. Daí, onde os "grandes" vão buscar seus craques?
Tem mais é que fortalecer os Estaduais.

Anônimo disse...

Como funciona na Inglaterra? Que tem até 6ª divisão (se não tiver mais). Na Copa da Inglaterra, joga até time amador... nunca entendi muito bem, mas pelo jeito funciona. E, acredito que, lá deve ser ainda mais difícil de um campeonato desses acontecer, porque o dinheiro que banca tudo é estrangeiro (russo, árabe...). Fica aqui o questionamento...

Fernando BH disse...

Criar mais divisões elimina a chance de o grande enfrentar o pequeno - lá na Inglaterra isso acontece às vezes porque lá tem duas Copas (uma delas muito inchada, inclusive). Financeiramente, é preciso levar em conta que as dimensões da Inglaterra são minúsculas perto do Brasil, isto é, o deslocamento que os times daqui fazem é enorme - tanto que as Séries C e D têm grupos regionalizados para minimizar um pouco.

 
BlogBlogs.Com.Br