29 de jan. de 2009

resenha

O DVD do Romário

















Comprei. Assisti. A exemplo do filme Pelé Eterno, está longe de estar à altura do personagem em questão, mas vale como documento, ficará bem guardado para relembrar tanto talento daqui alguns anos. O DVD Romário É Gol (Olhar Carioca Filmes, direção de Sidnei Loureiro Jr) reúne mais de 850 gols da carreira de Romário, divididos em blocos pelos clube em que atuou (Valencia-ESP, Miami-EUS, Sydney-AUS e jogos festivos reunidos em 'Outros'). O preço é acessível (paguei R$ 12,90 no Submarino, fora o frete), mas a divulgação tem sido pequena.

Como eu prefiro ouvir a má notícia antes da boa, vamos, primeiro, aos pontos negativos do DVD:
• parece que os gols foram tirados do You Tube, pois a qualidade da imagem da grande maioria deles é muito ruim. Chega a ser tosco 'embaçar' os selos do Sportv no canto da tela.
• a apresentação dos gols fica por conta do filho, Romarinho, e até me surpreendeu, pensei que seria pior. Mas ganharia muito mais credibilidade e dinamismo se feita por alguém do ramo.
• a ideia de trazer convidados (Eri Johnson, Gabriel Pensador, Evandro Mesquita) foi ótima, os caras mandaram bem, mas o texto era fraquinho...

Pontos positivos:
• a participação do parceiro Bebeto, de uma postura sensacional em mostrar seu carinho a Romário, enaltecer seu talento, mas sem esquecer de citar suas próprias virtudes na dupla. Faltou a sensibilidade dos idealizadores de filmar um bate-papo dos dois, finalizado por um abraço.
• apesar da má qualidade das imagens, a pesquisa impressiona pela quantidade de gols na passagem pelo futebol holandês.
• interessantes as intervenções de arte digital sobre os 11 gols preferidos do craque.
• e, claro, quando o Baixinho abre a boca, não tem pra ninguém! Língua afiada, rancor com Parreira e Zagallo, revelações de bastidores e a marra de sempre.

É interessante constatar as diferentes fases do goleador:

• o início no Vasco foi de um Romário veloz, vários gols em arrancadas, driblando o goleiro e já naquela época os biquinhos no canto esquerdo do goleiro.
• na Holanda, deitou e rolou em zagueiros duros, além de abusar do oportunismo dentro da pequena área. Lá, batia pênaltis também.
• no Barcelona, a arte em pessoa. Gols de quem pensa rápido. Finalizações de primeira, chutes por cobertura surpreendendo goleiros, sempre colocado na cara do gol por Laudrup ou Stoichkov.
• no Flamengo, voltou a cobrar (muitos) pênaltis e se consagrou nas fracas defesas dos clubes cariocas. Mas, não deixou de balançar as redes contra os grandes, principalmente sobre seu rival preferido, o Corinthians. Teve lampejos de velocidade.
• a partir do retorno ao Vasco, em 2000, apurou o posicionamento na grande área, para compensar a menor explosão. Preferiu esperar a bola a ir de encontro a ela. Mas sabia exatamente onde ela viria...

Romário tem razão. Papai do Céu olhou pra ele e disse: 'Você é o cara!'. Só esqueceu de completar '... na grande área'.

Imagens: reprodução

28 de jan. de 2009

lucidez

Ramires falou tudo

"É importante olharem até pela questão da motivação dos jogadores brasileiros. Cada vez que convocam mais os caras de fora, aí é que todo mundo quer sair mesmo para chegar à seleção. Então, o trabalho que a gente está fazendo aqui não está valendo de nada para ser chamado."

Assino embaixo da opinião do volante do Cruzeiro, publicada no GloboEsporte.com

te cuida!

Momento crucial na carreira de Robinho

A carreira do Rei do Drible (ótimo apelido que desconheço o autor, mas o Lance! popularizou) está passando por um momento de distorção. Há algum tempo as manchetes não são de enaltecimento de suas habilidades. Ganharam mais eco a saída conturbada do Real Madrid, a balada pós-goleada no Equador pelas Eliminatórias, a ausência a treinamentos no Manchester City e, agora, uma acusação de abuso sexual.

É inocente, até prove-se o contrário, mas o escândalo serve de alerta para que rumo Robinho quer dar a sua trajetória no futebol. Para quem sonhou ser o melhor jogador do mundo - essa chatice que faz parte da entrevista de todo moleque aspirante a futebolista - o cenário atual é de figurinha fácil em tablóide inglês. E quando esses carniceiros pegam no pé, prepare-se! O camisa 10 do City não terá mais sossego, a não ser que ande na linha.

De talento inegável, Robinho tem tempo para refletir e optar se quer ou não ser um bad boy - uma marra que também encanta, diga-se, mas o cara tem que estar pronto para as consequências. Romário sempre deu de ombros. Maradona também. Mas Robinho, perto deles, é engraxate.

Foto: reprodução site oficial Man. City

27 de jan. de 2009

ah, dunga...

Felipe Melo?!!!
























O rapaz está bem na Fiorentina? Ok. Mas é fácil citar uma meia dúzia de volantes/apoiadores melhores do que ele. Creio que Dunga ficou sem opção ao estabelecer que só convocaria jogadores que atuam na Europa. Mesmo assim, Lucas, do Liverpool, joga mais.

É por isso que penso que Conmebol e CBF deveriam respeitar as datas Fifa. Assim, fariam parte da lista, tranquilamente (digo, obrigatoriamente): Miranda, Juan, Hernanes e Ramires. Caberiam ainda o colorado Alex e o palmeirense Keirrison.

Parece invencionice, pois nos recorda que Daniel Carvalho, Dudu Cearense, Jô e Afonso Alves também compuseram o elenco da Seleção desde que Dunga assumiu.

Mas, Felipe Melo não tem nada com isso. Parabéns e boa sorte a ele...

Arte sobre foto reproduzida de GloboEsporte.com (EFE)

26 de jan. de 2009

hoje é segunda-feira

Dia oficial da corneta

São 14h e a repercussão da rodada do final de semana ainda não terminou. Foi ou não foi pênalti a favor do Santos? Lulinha emplaca dessa vez? A arbitragem carioca só erra a favor dos grandes, como sempre... A segunda-feira é uma delícia.

Mas esta segunda, em especial, ainda é um pouco prematura para conclusões. A maioria dos Estaduais está em sua segunda rodada e perder ou vencer duas seguidas é no máximo uma tendência - para o bem ou para o mal.

Algumas verdades, porém, já podem ser ditas:

• os goleadores paulistas vão dar muitas alegrias a suas torcidas (K. Pereira, Keirrison e Washington à espera de Ronaldo)

• Juan começa o ano como terminou 2008: o cara do Flamengo

• os estádios só vão encher em clássicos e na reta final dos campeonatos - o preço do ingresso anda bem salgado...

• a perseguição às baladas de Ronaldo será implacável

E como enche o saco o tal de "100% de aproveitamento"! É o pior dos clichês! Quero ver 100% com sete, oito rodadas!

24 de jan. de 2009

fanfarrões

Não dá pra levar a IFFHS a sério

A pequena sigla acima quer dizer Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Um grupo de abnegados que se debruçam sobre números e fazem um ranking atrás do outro. E a imprensa do mundo inteiro os repercute. Dê uma entrada no site e conclua por si mesmo.

É uma lista pior que a outra. Invencionices com números, muitas regrinhas - e olha que eu gosto de números. A mais recente, de ontem, 23/1, reúne os melhores clubes desde 1991. O melhor brasileiro, o São Paulo, está em 17º. Como o Brasileirão é equilibrado e classifica clubes diferentes para a Libertadores todos os anos, complica a posição dos brazucas, já que o desempenho em torneio continental pesam muito nesse ranking.

No ranking de artilheiros de todos os tempos, considerando apenas competições oficiais (o que elimina nossos tradicionais Estaduais, por exemplo), Pelé tem apenas 541 gols. A lista vai até quem tem 200 - Túlio Maravilha está fora, mas tem número superior a esse somente contabilizando as três divisões do Campeonato Brasileiro.

Enfim, passe.

23 de jan. de 2009

time imaginário: atacantes

Mais de 600 gols em campo
















Na verdade, muito mais. O número acima (exatos 616, segundo o Futpedia) é a soma dos gols dos jogadores deste time imaginário na história do Brasileirão (até a edição 2008, claro). Adotei como critério os que vi jogar. E escalei no 4-3-3 para fazer justiça a uma equipe de atacantes. Acho que daria jogo, pois a dupla de zaga ficou f... Confira!

ROGÉRIO CENI (G): ele, que já é meu camisa 1 coringa para esta seção, aqui entra com propriedade, pois é o maior goleiro-artilheiro da história.
CARLINHOS BALA (LD): jogou assim algumas partidas da última temporada, além de ter fôlego para ir e voltar.
ALOÍSIO (Z): seu porte físico e a fama de trombador garantem a ele a camisa 3 com folga.
FERNANDÃO (Z): para a zaga não ficar muito pesada, sua classe garante boa saída de bola - e ninguém ganha no jogo aéreo!
OTACÍLIO NETO (LE): incansável, ajudaria Mano Menezes tranquilamente jogando de ala num hipotético 3-5-2 corintiano.
ROBINHO (V): nunca vi um atacante tão bom como ladrão de bolas quanto ele. E segue a moda atual do volante leve e habilidoso. No melhor estilo Ramires.
MULLER (M): visão de jogo, passe perfeito, assistências precisas. Seria um meia-direita sensacional.
BEBETO (M): bom lançador, assistente idem e com ótima finalização de fora da área, veste a 10 com folga. Atuou assim no início da carreira.
MARCELINHO (PD): cruzamentos certeiros se multiplicam com este camisa 7 - o moleque veloz que surgiu no Flamengo, não o atual jogador do Santo André...
ROMÁRIO (C): dispensa justificativa. Cruyff disse tudo ao chamá-lo de gênio da grande área.
SÁVIO (PE): foi o último ponta-esquerda do futebol brasileiro que me recordo. Arrebentou entre 1994 e 1997, depois aprendeu a ser burocrático no Real Madrid.

Quer sugerir um time imaginário? Fique à vontade.

rodízio

À moda europeia

Muricy Ramalho e Mano Menezes já avizaram que não existe time titular. À medida que uns cansarem ou um jogo mais estratégico se aproximar, outros entrarão na equipe. O São Paulo já será, na segunda rodada do Paulistão, diferente da estreia contra o Ituano.

O Corinthians já está com aquela escalação da ponta da língua, mas não dá para imaginar que Fabinho e Morais (este quando acabar a suspensão) terão poucas oportunidades. E Ronaldo Fenômeno deverá atuar jogo sim, outro não. Assim, Souza será sempre acionado.

Na Europa, com elencos inchados e globalizados, a prática é normal, até porque não faz sentido gastar tanto por um jogador para não utilizá-lo. É quase impossível uma escalação se repetir por lá. Com a folga que a crise econômica nos deu e os times mais fortes, dá para contar com o banco.

22 de jan. de 2009

bastidores

A armadilha do tubo
















Cheguei à sede da rádio ontem todo empolgado para a primeira transmissão deste Paulistão, entre Noroeste e Paulista. A equipe estava em Jundiaí, in loco, mas por compromisso profissional não viajo com eles em dias de semana - e os finais de semana estão na dependência do nascimento da minha filha, que se aproxima. Dessa forma, fico no famoso tubo ("off tube", acompanhando da TV, prática comum até na poderosa TV Globo).

Nossa principal concorrente levou só repórter e deixou o locutor aqui. Eis que o sinal pay per view da Net deixou todos na mão e coube ao repórter deles narrar o jogo, alegando "problemas na cabine"!

Minha estreia ficou para domingo, mas fiquei feliz pela equipe da Band Bauru ter o diferencial de ser a única a levar locutor e dois repórteres para acompanhar o Norusca. Ao contrário do Alvirrubro, começamos bem!

Fotomontagem: eu mesmo

21 de jan. de 2009

está melhor

Calendário decente

O diário Lance! fez uma série de matérias sobre os 20 anos da 'dinastia Teixeira' à frente da CBF. Elencou os muitos (muitos!) erros, e alguns acertos. Podemos creditar ao cartola que, desde 2003, o calendário do nosso futebol é minimamente decente. Poderia ser melhor, adaptar-se ao europeu e respeitar as datas Fifa de amistosos internacionais, mas evoluiu.

O principal sintoma: os clubes, salvas algumas exceções, estão estreando na temporada com os titulares, suas principais estrelas. Na década de 90, isso não acontecia antes da terceira rodada! Naquela época, trinta dias de férias eram lenda e a maioria das contratações chegavam em cima da hora e fora de forma.

20 de jan. de 2009

olho nele

Agora vai!

Estou muito ansioso para ver a briga pela artilharia no Paulistão. Os três artilheiros do Campeonato Brasileiro estão no Estadual. Keirrison no Palmeiras, Kléber Pereira, no Santos e Washington no São Paulo. No Timão, o Fenômeno - na dúvida, Souza.

Entre eles, meu maior entusiasmo é para ver Keirrison. Com respeito à grandeza do Coritiba, esta é a prova de fogo do moleque, aturar a cornetaria do Parque Antarctica e a imprensa paulista, sempre caçando "porquês". Classudo, finaliza com frieza, de chapa, e parece sempre farejar o melhor lugar na grande área para atrair a bola e conduzi-la à rede. A dúvida é se Diego Souza e Cleiton Xavier serão capazes de servi-lo. Porque as laterais ainda são uma incógnita, com o improvisado Sandro Silva na direita e o ainda desconhecido Pablo Armero do outro lado. Se a jogada chegar redonda no camisa 9, é só abraçar.

Foto: divulgação

19 de jan. de 2009

novo uniforme do são paulo

Bingo! Números novos

Conforme havia deduzido num post sobre os uniformes da Reebok, depois de três temporadas a fornecedora mudou a tipologia do número que leva às costas da camisa dos times. A pista foi o "6-3-3" da camiseta comemorativa do hexa tricolor. A novidade foi revelada na apresentação dos novos uniformes do São Paulo nesta segunda.

Reprodução GloboEsporte.com





















Número novo, mas com mesma falta de preocupação com a legibilidade. Atenção para o autógrafo: o reserva Bosco também tem camisa exclusiva


Fotos: reprodução Terra (Marcelo Pereira)












A camisa de Rogério (há outra vermelha): no detalhe, os nomes também mudam - agora são em caixa baixa (minúsculas)




















Dagoberto, Miranda e Washington: O manto tricolor ficou mais discreto, mas o destaque fica para a terceira camisa, que faz alusão a modelo usado na década de 60. Ao contrário de outros clubes, o São Paulo não costuma usar a roupa especial em jogos, apenas disponibiliza aos torcedores

grana

Quanto vale o show

O site alemão TransferMarkt disponibiliza o valor dos elencos dos clubes da Série A do Brasileirão em 2008. Jogadores entraram e saíram, o Corinthians não está na lista, mas vale, pelo menos, como curiosidade:

1 São Paulo   R$ 207,2 milhões
2 Internacional   R$ 153,6 milhões
3 Cruzeiro   R$ 142,5 milhões
4 Flamengo   R$ 132,1 milhões
5 Palmeiras   RS 129,3 mihões
6 Grêmio   R$ 106,5 milhões
7 Fluminense   R$ 100,7 milhões

17 de jan. de 2009

valeu, tatá!

O melhor gol do Corinthians

Eu poderia falar dos dois gols de Jorge Henrique, do uniforme arrendado do Corinthians, da peneira que estava a zaga do Estudiantes ou mesmo da participação do Fenômeno na transmissão da Globo. Mas meu destaque é o gol de Otacílio Neto. Enquanto sorria feliz e agradecia a Deus, deve ter se lembrando de toda sua luta para chegar a esse momento, o maior de sua carreira.

Ídolo da torcida do Noroeste, o Cangaceiro* tem um caráter de "cabra da peste", mesmo. Pode confiar em sua palavra, não precisa colocar no papel. Ano passado, então artilheiro do Paulistão, esteve no programa Ritmo do Esporte, da 94FM Bauru, e nos confidenciou que certa vez levou a Fernando Garcia, dono de seus direitos federativos, a proposta de um clube. Estava alertando o procurador que seu contrato com o Norusca estava acabando e que sairia de graça, sem o valor da multa rescisória. Poderia dar o chapéu, mas, por gratidão, prorrogou o contrato. "Seu Damião [pai de Fernando e presidente do Noroeste] foi me buscar lá no Osasco, me deu oportunidade, não poderia fazer isso com ele", contou.

Quantos jogadores fariam isso? Otacílio merece vencer no futebol. Merece ter sucesso. É humilde. Quando foi tratar o joelho operado no Palmeiras, preferiu hospedar-se na casa de uma tia na periferia de São Paulo a gastar seu suado dinheiro em um hotel.

Parabéns, Tatá. Que seja o primeiro de muitos gols com a camisa do Corinthians. A torcida do Norusca já conhece a sua raça. Os alvinegros logo aplaudirão.

* Cangaceiro é o apelido popularizado pelo locutor e amigo Rafael Antônio em suas transmissões.
(Foto: reprodução IG Esporte)

16 de jan. de 2009

nas bancas

Tabelas dos Estaduais de RJ e SP

Abaixo, as capas das últimas três revistas que editei. As capas são de Wilson Monaco Jr e os textos de David Cintra, Marcelo Ricciardi e Paula Rodrigues. Nas bancas dos respectivos Estados. Já me adianto a uma possível pergunta: não produzimos de outras regiões porque, em 2006, testamos RS, SC, PR, BA, PE e CE e tomamos um fumo danado. O poster do Cruzeiro campeão mineiro de 2008 também foi mal. Coisas do mercado.

luto

Ele era o cara

Sempre corre-se o risco de escorregar na pieguice quando se comenta uma perda repentina. Mas o acidente com o ônibus do Brasil de Pelotas na última madrugada não pode passar em branco. Morreram o preparador de goleiros Giovani Guimarães, o zagueiro Régis e o maior ídolo do clube, o atacante uruguaio Claudio Milar.

Em tempos de elencoss de aluguel nos clubes de menor expressão, eis que um gringo joga há anos no mesmo clube e faz mais de cem gols. A torcida xavante tinha um herói pra chamar de seu. Poucos torcedores no interior do país têm um ídolo desse porte. Meu Noroeste, por exemplo, incha o elenco a cada semestre. É um entra e sai sem freios.

Não consigo mensurar a tristeza dos pelotenses por perderem seu maior jogador. Especula-se, agora, o afastamento do Brasil do Campeonato Gaúcho, sem rebaixamento.

Foto: reprodução

top 11

O que já encheu o saco em 2009

1 A novela palestrina do atacante Kléber

2 A novela palestrina do atacante Keirrison

3 O brainstorm de pautas vagas sobre Ronaldo Fenômeno

4 A voracidade do Manchester City em querer provar que tem grana

5 O vai-não-vai de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid

6 A molecada mascarada da Copa São Paulo

7 A demora na negociação Lecce-Internacional pelo volante Edinho

8 A (injusta) pressão sobre o cargo de Felipão no Chelsea

9 A indefinição sobre a venda da equipe Honda de Fórmula 1

10 As trocentas mudanças na tabela do Estadual do Rio

11 A espera pelo início da maioria dos campeonatos. Ô saudade da bola brazuca!

15 de jan. de 2009

"booooooa!!!"

Mais um pedido

Não era promessa furada. Quem quiser uma análise de seu time para 2009, é só pedir. Meu amigo e conterrâneo Pablo Severino quer que fale do Ituiutaba Esporte. Quarto colocado no último Campeonato Mineiro (daquela memorável semifinal em 4 a 4 com o Cruzeiro), a Coruja do Pontal deve novamente brigar nas cabeças, pois manteve boa parte do elenco do Estadual, que fez bonito também na Série C - foi a sensação até a terceira fase.

Destaque para as laterais: pela direita, Mateus - o homem da bola parada - e Radar na esquerda. Ficaram também os volantes Machado (o Guerreiro) e Olivio e o atacante Didi. A torcida pode comemorar o retorno do meia Pachola, destaque no Mineiro, e do atacante Rodrigo Hote, que acaba de ser campeão da Copa Paulista pelo Atlético Sorocaba. Washington Júnior (foto) é reforço com pedigree: é filho de Washington, parceiro de Assis no famoso 'Casal 20' de Atlético-PR e Fluminense na década de 80.

A lamentar, a saída dos zagueiros Amarildo e André, que formaram sólida dupla em 2008. A comemorar, a contratação do treinador Amauri Kenvitz, que tem o perfil de quem já rodou o país e busca visibilidade. No currículo, dois enormes feitos: a classificação do Malutron para as oitavas-de-final da Copa João Havelange de 2000, após vencer a "Série C" da época (módulo verde e branco); o título paranaense com o modesto Paranavaí, em 2007. Há um ano, estava no São Caetano, mas não resistiu a um mau início de Paulistão. Pelo que li a respeito do Boa (apelido do Ituiutaba por causa de seu nome original, Boa Vontade), a crônica local está satisfeita com a postura do treinador.

O clube não é mais zebra em Minas. Ganhou respeito. Os rivais Uberlândia e Uberaba é quem têm que correr atrás do prestígio perdido. Repetir a vaga nas semifinais é possível - aí, é rezar para não pegar Cruzeiro ou Atlético logo de cara e chegar a uma inédita final. Já pensou, Pablo?

Foto: reprodução Furacão.com

13 de jan. de 2009

fifa gala 2008

Melhores do mundo

Não havia postado comentário sobre a festa da Fifa para os melhores de 2008. Nem precisava. Novidade zero. Marta é Pelé de saias, ganhará todas enquanto quiser - e puder. Cristiano Ronaldo fez barba, cabelo e bigode pelo Manchester United - campeão e goleador dos principais campeonatos.

Surpreendeu o fairplay na homenagem aos palestinos, sabendo que Israel tem influência política também no futebol. Esteja certo de que não foi em vão. No mínimo, cativou dirigentes para a próxima eleição da casa.

Leia Como Eles Roubaram o Jogo (David Yallop, Editora Record) e verá que a Fifa se resume a um bando de engravatados - e seus charutos - que nunca chutaram uma bola e tampouco se interessam pelo movimento dela nos estádios.

12 de jan. de 2009

estaduais 2009

Trajano: "O Juca quer matar o Ameriquinha!"

Aproveitando a chegada dos Estaduais, resgato essa opinião do jornalista José Trajano. Em abril de 2007, fui a um evento organizado pela revista Caros Amigos, em que ele e Juca Kfouri bateram descontraído papo com o público. Quando chegou minha vez de perguntar, Juca já havia saído, pois tinha que correr para a rádio e apresentar, ao vivo, seu CBN Esporte Clube. Pedi então a opinião do Trajano sobre os Estaduais, tão combatidos pelo Juca. Argumentei que a razão de o clube pequeno existir é receber a visita do grande. Ele concordou e deu divertida resposta, que guardo gravada. Com a palavra, José Trajano:

"Nossa discordância [entre ele e Juca] é brutal. Já brigamos na televisão, inclusive ao vivo, várias vezes. O Juca defende uma tese que é exatamente oposta a isso [referindo-se ao meu argumento]e eu estou do outro lado. Talvez por ser torcedor do América [do Rio, hoje na Segunda Divisão] e entender bem esse tipo de problema que você falou, como torcedor do Noroeste. Eu acho que o campeonato estadual é nossa paixão primeira. É mais importante ver meu time ganhando do adversário local. Um amigo meu diz que se acabar o campeonato estadual, acaba a segunda-feira. Porque a graça da segunda para o corintiano, o são-paulino e palmeirense é passar pelo adversário no seu local de trabalho e poder tirar sarro daquele cara. Brincar com aquela pessoa.

"Com essas teses de acabar com os Estaduais, o times pequenos vão acabar. No fundo, o Juca e quem mais defende o calendário sem o Estadual querem assassinar esses times. O Juca quer matar o Ameriquinha! O Juca quer fuzilar o Noroeste! Eles querem que permaneça quem tem competência, quem for grande. Mas que grande é esse que tem competência? Corinthians tem competência? [risos - à época, havia o imbróglio com a MSI]

"Então, eu acho que os campeonatos estaduais têm que continuar, são a paixão principal. É a chance de ver de perto os times da capital. E vou brigar com quem é contra essa idéia, porque não quero ver o meu time morto, porque se não houver os Estaduais, vários times vão desaparecer.

Foto: reprodução site ESPN Brasil
 
BlogBlogs.Com.Br